Psicoterapia, depressão e ideação suicida:
A terapia online tem se mostrado uma importante ferramenta para pessoas que precisam de ajuda imediata em situações de crise. Quando alguém passa por uma situação difícil, como uma crise de ansiedade, pânico ou ideação suicida, é importante ter acesso a ajuda o mais rápido possível.
Por isso, a terapia online pode ser uma opção viável para essas pessoas.
Dessa forma, vamos falar por partes dos diagnósticos envolvidos em situações de crise, mas antes, entenda o que é a
Psicoterapia online:
A terapia online, também conhecida como terapia virtual ou terapia via telemedicina, é uma forma de atendimento psicológico que ocorre por meio da internet, por vídeo, telefone ou chat.
Ela permite que as pessoas recebam apoio de saúde mental sem sair de casa, tornando a terapia mais acessível e conveniente para muitas pessoas.
Nós da Mente Viva realizamos atendimentos online para todo o mundo. Saiba mais clicando aqui
Agora, vamos falar dos diagnósticos que envolvem tratamento de crise:
Depressão e Ideação suicida:
A depressão é uma condição de saúde mental caracterizada por uma sensação persistente de tristeza, falta de interesse em atividades que antes eram agradáveis, baixa autoestima, sentimentos de desesperança e desespero.
Dessa forma, pode causar alterações no sono, apetite, energia e concentração. A depressão é uma doença comum, afetando milhões de pessoas em todo o mundo.
Já a ideação suicida é um sintoma grave da depressão que envolve pensamentos persistentes sobre morte ou suicídio. É importante entender que a ideação suicida não é uma escolha, mas sim um sintoma que requer atenção imediata
O tratamento:
A psicoterapia é uma abordagem não medicamentosa (mas que pode ser realizada junto a utilização de medicamentes) para o tratamento da depressão e da ideação suicida. Ela envolve trabalhar com um psicólogo treinado para ajudar a identificar e enfrentar os problemas subjacentes que estão causando a depressão e a ideação suicida. A psicoterapia pode ser realizada individualmente, em grupo ou em família, dependendo das necessidades e preferências do paciente.
Dito isso, uma das abordagens mais comuns para a psicoterapia é a terapia cognitivo-comportamental (TCC). A TCC é uma abordagem baseada em evidências que tem como objetivo ajudar as pessoas a identificar e mudar padrões de pensamento e comportamento negativos que contribuem para a depressão e a ideação suicida.
A TCC geralmente envolve aprender habilidades de resolução de problemas, treinar técnicas de relaxamento e desenvolver estratégias de enfrentamento saudáveis. Saiba mais sobre TCC clicando aqui
Além disso, outra abordagem que pode ser útil para pessoas com depressão e ideação suicida é a terapia de aceitação e compromisso (ACT). A ACT é uma abordagem que ajuda as pessoas a aceitar pensamentos e emoções negativas em vez de lutar contra eles.
Dito isso, ela pode ajudar as pessoas a se tornarem mais conscientes de suas emoções e a aprender a lidar com elas de maneira mais saudável. Saiba mais clicando aqui.
Fonte: ChatGPT, 2023