Tire suas dúvidas aqui

Atendimento psicológico online

O que é psicoterapia online e como funciona?

A psicoterapia online é uma modalidade de atendimento psicológico que é realizada por meio de plataformas digitais, como videochamadas ou mensagens instantâneas, em vez de ser realizada em um consultório físico. O objetivo da psicoterapia online é fornecer aos pacientes acesso aos serviços de saúde mental de forma conveniente e acessível, independentemente de sua localização geográfica.

Durante as sessões de psicoterapia online, o paciente e o terapeuta se conectam virtualmente e se comunicam por meio de uma plataforma segura e privada. O terapeuta pode usar técnicas terapêuticas semelhantes às usadas em sessões presenciais, como a terapia cognitivo-comportamental e a terapia de aceitação e compromisso, por exemplo.

Existem várias vantagens na psicoterapia online. Uma delas é a flexibilidade, já que o paciente pode realizar as sessões em qualquer lugar com acesso à internet. Além disso, a psicoterapia online pode ser mais acessível financeiramente para algumas pessoas, já que os custos podem ser menores do que os de sessões presenciais. 

Como funciona

Os atendimentos realizados pelos psicólogos da Mente Viva são para o público acima dos 15 anos, que ocorrem, em sua maioria, de forma semanal (sempre no mesmo dia e horário da semana, salves trocar acordadas entre ambos os lados), de 50 minutos cada. 

Primeiramente, inicia-se o processo de atendimento psicológico com a realização de anamnese e avaliação psicológica, quando necessário. Este primeiro momento leva entre 2 a 6 sessões, a depender do caso e necessidade do paciente. 

A partir deste momento, são realizadas sessões com o intuito de alcançar objetivos estabelecidos entre ambos os lados e possibilitar um aumento de qualidade de vida para o paciente.

 

Como funciona a disponibilidade de horários?

Ofereço horários flexíveis para que você possa se adequar à terapia de acordo com sua rotina. Com opções de segunda a sábado, você escolhe o horário que melhor se encaixa em sua agenda para realizar as sessões.

Cuidados importantes para o atendimento

Utilize fone de ouvido durante a sessão, caso possua, para aumentar a sua privacidade durante a sessão. 

Faça em um cômodo em que outras pessoas não irão utilizar durante o horário de atendimento. 

Se for utilizar celular para as sessões, busque um lugar para o deixar apoiado durante o atendimento, facilitando assim a visibilidade e comodidade para o atendimento. 

Em caso de necessidade de desmarcar ou remarcar o atendimento, é necessário que este seja feito com pelo menos 6h de antecedência, ou o valor será cobrado de forma integral pela disponibilização do horário. 

Abordagem da psicoterapia

Terapia Comportamental Contextual

É um conjunto de abordagens de tratamento psicológico baseadas em evidências que tem como objetivo principal te ajudar a desenvolver maior flexibilidade psicológica para lidar com os diferentes contextos, de forma a priorizar o que te importa na sua vida, ao invés de fugir do que te aflige.

Desse modo, torne-se mais consciente das suas experiências internas de uma forma diferente de como você as enxerga hoje, tornando-se assim, capaz de tomar decisões mais consistentes com seus valores, ou seja, com o que te faz ter vontade de viver. 

Uma dessas abordagens, na qual sou pós graduada, é a ACT:

A terapia de aceitação e compromisso (ACT, na sigla em inglês) é uma abordagem psicológica que se baseia na aceitação consciente das experiências internas e na tomada de ações comprometidas com valores pessoais.

É uma forma de terapia de terceira geração que se distingue por enfatizar a importância da flexibilidade psicológica e da atenção plena.

A ACT se concentra em ajudar as pessoas a aceitar as coisas que não podem mudar e, ao mesmo tempo, trabalhar em direção a mudanças positivas e significativas nas áreas que são importantes para elas.

Essa abordagem não se concentra em eliminar ou controlar pensamentos e emoções negativas, mas sim em aprender a conviver com elas de maneira saudável e produtiva.

Para saber mais sobre a história que deu inicio a ACT, veja aqui sobre terapia comportamental.

Dito isso, a ACT baseia-se em:

  • Aceitação: permitir que as emoções e pensamentos surjam sem tentar controlá-los ou eliminá-los;
  • Desfusão cognitiva: separar-se dos pensamentos e olhá-los de uma perspectiva diferente;
  • Atenção plena: prestar atenção ao momento presente de forma consciente e sem julgamentos; (temos outra postagem sobre este assunto  aqui.
  • Eu como contexto: reconhecer que os pensamentos e emoções não definem a identidade;
  • Valores: identificar o que é importante para o indivíduo e o que ele quer que sua vida represente;
  • Ação comprometida: tomar ações conscientes e orientadas pelos valores pessoais.

 

Benefícios:

 

Um novo olhar para o diagnóstico e os sintomas:

Essa abordagem tende a observar os sintomas e os diagnósticos diferente de outras abordagens, dando prioridade para o contexto do individuo e para com ele funciona dentro do modelo Hexaflex citado anteriormente, do que diretamente aos sintomas, focando em trazer ao paciente uma vida que valha a pena ser vivida independente dos sintomas.

Aumento da flexibilidade psicológica:

A ACT propõe que a flexibilidade psicológica é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Isso significa que a pessoa aprende a lidar melhor com as situações difíceis e a se adaptar às mudanças que ocorrem na vida.

Redução do impacto do sofrimento emocional:

Ao invés de lutar contra as emoções e tentar eliminá-las, a ACT ensina a pessoa a aceitar e conviver com elas. Dessa forma, a pessoa aprende a lidar melhor com o sofrimento emocional e a reduzir seu impacto na sua vida.

Promoção de valores pessoais:

A ACT tem como base o estabelecimento de valores pessoais como guia para as ações da pessoa. Isso permite que a pessoa viva de acordo com seus valores e objetivos, aumentando a sensação de realização e propósito na vida.

Melhora na comunicação interpessoal:

A ACT também pode ajudar a pessoa a se comunicar melhor com outras pessoas, desenvolvendo habilidades como a empatia e a compaixão.

Aumento da autoestima:

Ao aprender a lidar melhor com as emoções e a viver de acordo com seus valores pessoais, a pessoa pode aumentar a autoestima e a autoconfiança.

Redução de comportamentos problemáticos:

A ACT também pode ajudar a pessoa a lidar com comportamentos problemáticos, como a procrastinação, a impulsividade e a dependência química. Ao invés de lutar contra esses comportamentos, a pessoa aprende a aceitá-los e a se comprometer com a mudança.