O que é ansiedade e seus sintomas
A ansiedade pode ser definida como uma resposta emocional desagradável que surge diante de uma situação percebida como ameaçadora. Essa situação, pode ou não estar acontecendo no momento atual, podendo ser por exemplo uma lembrança ou uma expectativa sobre o futuro.
Dessa forma, a ansiedade é uma reação normal e adaptativa, pois nos ajuda a nos preparar para enfrentar situações desafiadoras e a proteger a nossa integridade física e emocional. Porém, quando a ansiedade se torna excessiva, duradoura e desproporcional ao estímulo desencadeador, pode se tornar um problema de saúde mental.
Sintomas de ansiedade
Os sintomas de ansiedade podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem preocupação excessiva, tensão muscular, inquietação, insônia, irritabilidade, sudorese, palpitações, tremores e dificuldade de concentração. Em casos mais graves, a ansiedade pode levar a sensação de deslocamento, como se estivesse fora do corpo ou vendo o mundo de uma forma esquisita ou diferente. Neste caso, trata-se de uma desrealização, sintoma frequente da crise de pânico.
Também é possível sentir alguma parte do corpo afetada com uma dor no peito, no estomago ou até nos membros como braços e pernas.
Além dos efeitos físicos, ressalta-se uma angustia, inquietação e dificuldade de concentração que são sintomas emocionais da ansiedade.
Tratamentos para ansiedade
Na Psicologia, existem diversos tratamentos para a ansiedade. A Terapia de Aceitação e Compromisso oferece uma abordagem inovadora para o tratamento da ansiedade, que se baseia em uma compreensão diferente do fenômeno.
Segundo a ACT, a ansiedade não é vista como um problema em si, mas sim como uma reação natural e inevitável do organismo diante de situações estressantes.
A ACT propõe que o objetivo não é eliminar a ansiedade, mas aprender a lidar com ela de forma mais efetiva, em busca do que é importante.
Mas por que ela enxerga assim? Isso ocorre pois muitas pessoas deixam de realizar coisas importantes para elas por medo de acabarem desencadeando uma nova crise, deixando de vivenciar a sua própria vida.
Aceitação e Compromisso na ACT
Na ACT, a aceitação é uma das habilidades fundamentais para lidar com a ansiedade. Aceitar a ansiedade significa reconhecer que ela faz parte da experiência humana e que não é possível eliminá-la completamente. A partir dessa aceitação, é possível adotar uma postura mais flexível diante da ansiedade, sem tentar controlá-la ou evitá-la a todo custo.
Outra habilidade importante na ACT é o compromisso. Comprometer-se com valores e objetivos pessoais é uma forma de encontrar um sentido maior na vida e de lidar com a ansiedade de forma efetiva. Ao invés de focar exclusivamente na eliminação da ansiedade, é possível focar em viver de acordo com seus valores e objetivos, mesmo na presença da ansiedade.
Caso tenha interesse em saber um pouco mais sobre a ACT, temos um sobre bem aqui
Buscando ajuda
Enfrentar uma crise de ansiedade pode ser bastante assustador quando não se tem as ferramentas e conhecimentos certos para ultrapassa-lá. Caso você tenha interesse em saber um pouco mais sobre esse mundo, clique aqui
Escrito por Psicóloga Patricia Balem Moraes CRP 12/23835