Neste post falaremos sobre mindfulness infantil e sua importância.
O que é mindfulness?
Mindfulness é uma prática que envolve prestar atenção ao momento presente, sem fazer julgamentos ou se preocupar com as pressões do dia a dia. Isso significa estar presente e consciente do que está acontecendo ao seu redor, seja ao acordar, fazer compras ou interagir com outras pessoas. Quando você está presente, sua mente não divaga e você pode poupar energia, sentindo-se mais tranquilo.
Mindfulness também envolve experimentar e aceitar todas as emoções, tanto as positivas quanto as negativas, sem precisar reagir ou opinar. Para praticar mindfulness, é necessário fazer um esforço consciente, mas pode ajudar a desenvolver uma atitude amorosa em relação ao presente.
Por que é importante para as crianças?
As crianças são naturalmente curiosas, inquietas e focadas no presente, o que faz com que suas mentes estejam sempre absorvendo coisas novas, memorizando e aprendendo de tudo um pouco. Dessa forma, às vezes lhes falta um momento de respiro.
Ao praticar a concentração no presente, as crianças aprendem a fazer uma breve pausa, a tomar fôlego, saindo do piloto automático e aprendendo a prestar atenção, de uma forma amorosa, a tudo que fazem.
Você já conversou com um adolescente que tinha pouca percepção interna? Que não sabia responder sobre seus sentimentos ou nunca foi perguntado sobre eles?
Quando a criança aprende desde cedo a observar seu mundo interior, desenvolve melhores habilidades de atenção, paciência, confiança, entendimento de si mesma e aceitação muito cedo na vida. E dessa forma, terão muito espaço para crescer e serem eles mesmos.
odas as crianças com pelo menos cinco anos que queiram acalmar o redemoinho de pensamentos em suas cabeças, aprender a sentir e entender suas emoções e melhorar sua concentração são adequadas para praticar os exercícios de Mindfulness.
Lembre-se: Mindfulness não é um tipo de terapia, mas pode ser terapêutico por propor uma maneira diferente de lidar com problemas bem reais, como uma tempestade emocional ou a compulsão de agir a cada impulso ou pensamento.
Como fazer?
Praticar com regularidade é importante para melhorar suas habilidades em tudo, inclusive na concentração. Por isso, você pode escolher alguns horários durante a semana para fazer exercícios de mindfulness, mas não force a criança a fazer se ela não quiser.
Tente estar relaxado e divertido durante os exercícios. Por isso, é importante ter paciência e apoiar seu filho enquanto ele pratica, e você pode perguntar a ele o que achou da experiência depois de terminar. Praticar mindfulness é uma nova descoberta a cada vez, mas você precisa praticar muito para obter resultados.
É como aprender um novo idioma ou tocar um instrumento. E lembre-se, não há certo ou errado nas experiências, apenas o que você sente naquele momento.
Referência:
SNEL, Eline. Quietinho feito um sapo: exercícios de meditação para crianças (e seus pais). Editora Rocco, 2016.